quarta-feira, 2 de junho de 2010

As Esposas da Noite...

Atrelado aos Samurais, as gueixas são o maior símbolo da cultura japonesa...
São mulheres...muito bem pagas...que, como o próprio nome diz (pessoa da arte), oferecem entretenimento: danças, músicas, ou apenas a companhia...
Bom...uma gueixa iniciante é chamada de Maiko ou Tamago (as mais novas). Moram em uma Oki-ya e ficam sobre o cuidado da Okami-san, dona do estabelecimento (na maioria dos casos a Okami-san é uma ex-gueixa *-*). Depois de seu treinamento que pode durar de 6 meses a 5 anos...a Maiko ganha uma onee-san (irmã mais velha) a qual a ajudara a escolher seu nome artístico e também a se entrelaçar no meio social. Geralmente, gueixas são mulheres solteiras, para casar precisam sair da profissão, mas elas podem ganhar um Danna: Homens muito ricos, as vezes casado, que podem apoiar os altos gastos na aprendizagem da gueixa.

Agora você deve estar se perguntando: Meu Deus, por que a Thays, nossa bloguera preferida, está dando uma aula milenar sobre Gueixas??
Bom tudo começou em 2008 quando a Rayoline-sama pediu pra eu procurar um filme chamado Memorias de Uma Gueixa...eu me matei de procurar...5 meses depois eu o achei, bem longe de São Luis - MA (onde moramos), ele estava em Brasilia, na casa da minha tia...prontinho..me esperando XD...Aí, eu me apaixonei...*-*
O filme conta a história de Chiyo e sua irmã Satsu que são vendidas pelo pai, para pagar os gastos da mãe doente, a uma Oki-ya. A irmã de Chiyo é julgada como não apta e é mandada para um prostibulo. Chiyo tem um começo muito difícil, primeiro porque que fugir e encontrar a irmã, segundo porque sofre os maus tratos da gueixa mais famosa e cobiçada, Hatsumomo. Por suas tentativas frustradas para tentar fugir e as armadilhas de Hatsumomo. Chiyo adquire uma enorme divida e as donas da Oki-ya desistem de fazê-la uma gueixa e a obrigam a trabalhar como empregada para quitar essas dividas.
Mas ela, ainda criança, tem um repentino encontro com o Presidente faz com que o desejo de tornar-se gueixa e reencontra-lo crescê-se em seu coraçãozinho. Acolhida por Mameha, a rival de Hatsumomo, Chyio cresce e, depois de apagar o seu passado, renasce como a gueixa Sayuri, que logo se torna a mais importante e cobiçada mulher...Caminhando, assim, cada vez mais proximo do homem que mudou seu destino.
gueixafilme4
De início eu imaginava as gueixas como prostitutas de luxo (menina de mente sem cultura, eu XD) mas depois de ver o filme, percebi que tornar-se uma gueixa não é nada fácil e frequentar os mesmos lugares que elas requer muito dinheiro e uma posição privilegiada na sociedade.
Uma gueixa não pode ser paga por ter relações pessoais com homens que ela encontra por seu trabalho. aliás, essas relações são minunciosamente escolhidas e nunca são casuais. E o circulo social fequentado por elas tende a ser muito unido e a boa reputação das gueixas não é tomada tão facilmente. O filme é incrível, trilha sonora...figurinos...tudo é perfeito. Ahh, antes que eu esqueça, uma das minhas falas preferidas da Sayuri:

"Não se pode dizer para o sol: 'Mais sol. ' Ou para a chuva: 'Menos chuva.' Para um homem, uma gueixa é apenas meia-esposa. Somos as esposas da noite. Mesmo assim, conhecer a bondade depois de tanta bondade. Ver que uma menina, mais corajosa do que imaginava, teria suas preces atendidas. Isso não é o que chamamos de Felicidade?
Afinal, essas não são memórias de uma imperatriz ou de uma rainha, são memórias de um outro tipo..."

Eu recomendo *Fuiuu*

Um comentário: